sábado, 12 de maio de 2012

‎10 DE MAIO – DIA HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Olá todas e todos!

Ainda no processo de “descarregar” da carga emocional adquirida no dia de ontem, na Audiência pública do MPF, gostaria de agradecer a todos que lá estiveram. Aos que não estiveram por livre iniciativa, ainda há tempo para participar como protagonistas da história e não ficar apenas sendo um expectador desta, pois assim corre-se o risco de ter uma história que não lhes interessa.


A presença em pessoa do Presidente do CONFEF, Jorge Stenhilber, demonstra o receio que o sistema CONFEF/Cref tem de que este tipo de acontecimento venha a se generalizar. Não é por oura coisa que o representante do Cref , Dr. Pitanga, insistiu em delimitar geograficamente estes acontecimentos como se apenas Bahia e Goiás, nas palavras dele, ainda insistissem nisso.

É FUNDAMENTAL RESSALTAR QUE O OBJETO PELO QUAL ESTA AUDIÊNCIA FOI CONVOCADA, FOI PLENAMENTE CUMPRIDO: O SISTEMA CONFEF, MAIS PRECISAMENTE O CREF 13, ESTÁ DESAUTORIZADO, DESDE 28 DE FEVEREIRO DE 2012, A EMITIR REGISTRO PROFISIONAL COM A DESIGNAÇÃO “EDUCAÇÃO BÁSICA”. E, NAS PALAVRAS DA SUA REPRESENTANTE JURÍDICA, JÁ ESTÃO CUMPRINDO.

Estejamos atentos; pela dimensão que isso pode tomar, e pelo perigo que é para eles, é notório que o Cref vai, aliás, já está recorrendo. Esta ação ainda não chegou à última instância como a de Goiás. E neste campo não sabemos quais ações eles podem realizar para garantir o seu pleito. Ontem já tivemos uma prova disso no fato de a todo momento eles tentarem pressionar o procurador que, aliás, se mostrou firme na sua decisão e não recuou um só centímetro daquilo que já tinha sido decidido na Liminar.
PORTANTO, AINDA QUE PROVISORIAMENTE, VENCEMOS!!

Mas, queria ressaltar algo que muito me emocionou: a expressão de força demonstrada pelos nossos alunos da UEFS (diversos semestres) e UNEB (Alagoinhas e Jacobina); de nossos colegas da UEFS, UNEB e outras; dos coordenadores de curso; do Magnífico Reitor da UEFS e tantas outras. A força das palmas – ou a ausência delas-; o “se levantar”; as expressões verbais da plenária; as exposições quando da fala franqueada; a fundamentação demonstrada; as claras demonstrações de insatisfação com o sistema CONFEF/Cref´s; a defesa clara e rigorosa, por parte do MEEF, da Formação Unificada; a desmoralização pública dos que merecem ser desmoralizados... tudo isso mostrou que a Educação Física não está morta e que o consenso em volta da Regulamentação da Profissão está longe de ser fato concreto. Emocionante! Eles nunca se esquecerão disso! E, portanto, buscaram saídas onde sempre acharam – e se esconderam: na esfera jurídica.

Que bom que vocês estavam lá para presenciar, ao vivo, a posição dos que dizem nos defender: fuga do tema, entendimento de lei como algo imutável, arrogância, pressão ideológica, tentativa de deslegitimar o espaço como uma pretensa extensão das idéias da UFBA, falta de justificativa em suas posições, tentativa de pressionar o Procurador da República etc.

Agradeço de público ao meu colega Prof. Gilmar Mercês por se empenhar tanto na defesa do nosso curso como, aliás, nunca vi outro professor fazendo com tamanho empenho.

Agradeço à Coordenadora do Colegiado, Profª Amanda Novaes por, também, se empenhar, junto com a comissão, em todos os momentos em que foi solicitada – ou até mais. Mostrou nestes dois anos todo seu empenho na defesa da nossa Educação Física.
Agradeço aos professores do Colegiado que, independente das divergências, neste caso demonstraram apoio e confiança para que esta comissão pudesse falar publicamente em nome deles.

Por fim, agradeço imensamente aos estudantes e egressos do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana. Vocês foram imprescindíveis. A demonstração de força (estou arrepiado) que vocês apresentaram ontem, nenhuma aula nossa, por mais que ótima seja, conseguira arrancar. Como é gratificante ver vocês se movimentando! Fica o aviso; a luta só está começando.
Abraços, beijos e força na luta sempre, pois a luta é para vencer e VENCEREMOS!!!!!


Elson Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário